Entrega no dia seguinte disponível em Portugal

Parar de fumar

Deixar de fumar é difícil, mas vale a pena. Reforce a sua força de vontade com um aliado poderoso que vai ajudar a reduzir o desejo e os sintomas de privação.

Parar de fumar

Quem já tentou parar de fumar alguma vez sabe o quão difícil pode ser. No entanto, os benefícios de largar este vício são muitos, a começar pela sua saúde, pela saúde da sua família, até a uma melhor qualidade de vida, e poupança de dinheiro.

Se até há uns anos não havia muito a fazer, a não ser apelar para a nossa força de vontade, hoje em dia já existem alguns métodos de substituição de nicotina para nos ajudar a ultrapassar a fase de abstinência, e um medicamento que atua no sistema nervoso central causando repúdio ao cigarro.

Já não existem desculpas para continuar a fumar. Com tantas ajudas é só mesmo resolver deixar de fumar!

Zyban
  • Reduz desejos pelo cigarro
  • Alivia os sintomas de abstinência
  • Sem nicotina
Champix
  • Reduz o desejo de fumar e sintomas de abstinência
  • Pode deixar de fumar em 12 semanas
  • Tratamento sem nicotina

Vantagens de deixar de fumar

Todos nós sabemos que fumar faz muito mal à nossa saúde. Os fumadores sabem disso, até porque existe uma grande quantidade de informações a respeito, e o Governo tem sido um grande veículo de informação a respeito dos malefícios do cigarro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, e isso já nos diz muito sobre o quão prejudicial o cigarro é para a saúde humana.

Deixar de fumar é, assim, muito mais do que deixar de ser dependente da nicotina. É recuperar a sua saúde e evitar doenças letais.

Além de evitar doenças como o cancro do pulmão ou do esófago, consegue melhorar muito a sua qualidade de vida. Deixa de estar dependente de tudo para fumar um cigarro, não vai deixar de fazer uma coisa que gosta porque não pode fumar, nem vai gastar rios de dinheiro no cigarro, podendo reverter esses euros em coisas que lhe dão muito mais prazer, como uma viagem anual com a família, ou comprar algo que goste.

Como podemos ver, existem muitas vantagens em deixar de fumar. A boa notícia é que já não é obrigatório sofrer para o fazer. Se antes os fumadores tinham de passar um mau bocado com a abstinência da nicotina, hoje em dia já existem soluções eficazes que ajudam os fumadores a verem-se livres deste vício sem terem de passar por todos os sintomas que estão associados a deixar de fumar, como fome constante, nervosismo, ansiedade, entre outros.

O que acontece ao corpo quando deixa de fumar?

Logo nos primeiros 20 minutos já se fazem sentir as diferenças sem fumar. A sua pressão arterial normaliza, assim como o seu pulso. Também a temperatura corporal normaliza.

Nas primeiras 8 horas sem fumar os níveis de oxigénio aumentam, da mesma forma que diminuem os de monóxido de carbono, melhorando a respiração. Nesta altura o cérebro percebe a falta da nicotina e começará a sentir vontade de fumar. Resista porque em apenas 5 minutos essa vontade passa. Distraia-se com alguma coisa.

12 horas depois do último cigarro os níveis de monóxido de carbono voltam ao normal o que leva a uma estabilização dos batimentos cardíacos, logo mais oxigénio é bombeado. A pressão arterial fica normalizada.

Ao fazer 24 horas sem fumar já diminui o risco de ter um ataque cardíaco e o cheiro de cigarro no cabelo desaparece.

Nas primeiras 48 horas sem fumar começa a sentir melhor os cheiros e sabores. Tanto o paladar como o olfato ficam mais apurados, e por isso um perfume fica mais agradável e a comida com mais sabor do que antes. É também nas 48 horas sem fumar que o corpo consegue libertar toda a nicotina ainda presente. Nesta altura aparecem os primeiros sinais da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, tonturas e dor de cabeça.

Depois de 72 horas sem fumar respirar torna-se muito mais fácil devido ao aumento da sua capacidade pulmonar. Os brônquios já conseguem trabalhar normalmente e produzindo o muco que é necessário para hidratar e proteger as vias respiratórias. É normal sentir mais tosse nesta fase (durando aproximadamente 2 semanas).

Entre 2 semanas e 3 meses sem fumar sentirá uma maior facilidade em fazer qualquer atividade física porque o seu fluxo sanguíneo, frequência cardíaca e pressão arterial estão normalizados.

Entre 3 e 9 meses sem fumar já não terá mais tosse com aquele pigarro e consegue respirar normalmente.

Ao fim de 1 ano sem fumar o risco de desenvolver um problema cardíaco é já metade do que era quando fumava.

Depois de 5 anos sem fumar, reduz para metade o risco de desenvolver cancro do esófago e da boca. O risco de desenvolver cancro do útero já são iguais aos de um não fumador. Ao fim de 10 anos reduz para metade o risco de desenvolver cancro no pulmão. Também diminuiu bastante o risco de desenvolver outros cancros associados ao cigarro, como língua, estômago, intestino, entre outros).

Ao fim de 15 anos de abstinência do cigarro o risco de desenvolver uma doença cardiovascular é igual ao de um não fumador.

Além disso, assim que deixa de fumar a sua pele fica muito mais brilhante e saudável, o hálito fica bem mais fresco, e o envelhecimento é retardado.

O que fazer para deixar de fumar?

Se alguma vez tentou deixar de fumar e não conseguiu, não desanime. Assim como você, milhões de pessoas desistem ao tentar largar este vício. Os sintomas de privação da nicotina fazem com que a grande parte das pessoas desista de deixar de fumar.

A boa notícia é que hoje em dia é possível evitar esses sintomas de privação, e por isso a probabilidade de uma recaída é muito menor.

Tendo em conta que o tabaco causa um dupla dependência, física e mental, é importante fazer um planeamento do processo, com calma. Determine um dia para deixar de fumar. Isso vai dar-lhe um ânimo extra. Se necessário, procure a ajuda de um profissional de saúde. Atualmente existe apoio específico para os fumadores. Fale com o seu médico de família a respeito. Existem vários pontos do país onde se fazem consultas de cessação tabágica. Poderá também aconselhar apoio psicológico caso esteja muito dependente do cigarro.

Hoje em dia os médicos têm prescrito um medicamento para deixar de fumar que atua no sistema nervoso central, sendo o único medicamento real para parar de fumar: Champix.

Adotar hábitos de vida saudável também ajuda muito a parar de fumar. Comece uma rotina de exercícios e adote uma alimentação saudável. À medida que o tempo passa vai notar uma melhoria muito grande ao fazer esforços. A alimentação regrada impedirá que engorde ao deixar de fumar (um dos medos dos fumadores que se sentem relutantes por esse motivo).

Métodos para deixar de fumar

Existem no mercado alguns apoios para quem quer parar de fumar. Os substitutos de nicotina são os mais procurados porque evitam os sintomas de abstinência da nicotina. Tem ainda alguns medicamentos que podem ser úteis, incluindo o Champix, do qual já falamos anteriormente.

Substitutos de Nicotina

Existem várias marcas de substitutos de nicotina em Portugal, e estes são vendidos em muitas formas (chicletes, rebuçados, adesivos transdérmicos). Este tratamento tem uma duração de aproximadamente 3 meses.

O que estes substitutos fazem é libertar no organismo uma dose de nicotina que seja capaz de acalmar o seu corpo e cessar os sintomas de abstinência. A vantagem é que estes substitutos não criam dependência porque a quantidade de nicotina é inferior e a sua chegada ao cérebro é lenta, não sentindo prazer.

No caso dos substitutos de nicotina, deve ter atenção à dose que o seu organismo recebe. Deve reduzir drasticamente o número de cigarros assim que começa a tomá-los, e preferencialmente não fumar nenhum cigarro, correndo o risco de aumentar a dose de nicotina diária.

Este método é um dos mais escolhidos, mas só funciona se estiver mesmo com vontade de deixar de fumar. A dependência está lá, e por isso a força de vontade é fundamental.

Bupropion

Trata-se de um psicofármaco pertencente ao grupo de antidepressivos. Ele tem atuação no sistema nervoso central fazendo com que a pessoa tenha menos vontade de fumar. O tratamento com Buproprion tem uma duração de aproximadamente 3 meses. O médico geralmente aconselha começar a tomar o psicofármaco entre 8 a 15 dias antes de parar de fumar.

O uso deste medicamento deve ser feito sempre sob controlo médico. Muitas pessoas alegam a eficácia do medicamento, mas está desaconselhado a pessoas com transtorno bipolar, epilepsia, bulimia e anorexia. Pessoas diabéticas também devem ser vigiadas de perto pelo médico.

É um método que tende a ter mais evidências positivas quando se tratam de pessoas com tendências depressivas, melancólicas e ansiosas.

Champix (Vareniclina)

A Vareniclina é vendida na Europa com o nome comercial Champix. É vendido pela Pfizer e é prescrito para o tratamento do tabagismo.

Este é o único medicamento digno do seu nome capaz de atuar no problema real do tabagismo. A vareniclina produz quase os mesmos efeitos da nicotina nos recetores colinérgicos nicotínicos, e por isso atua na raiz do problema.

O Champix estimula esses recetores de forma a aliviar a vontade de fumar e reduzir os sintomas de abstinência. Além disso, ele bloqueia a nicotina e impede que esta atue nos recetores. Por isso, mesmo que ainda fume, vai deixar de sentir prazer com o cigarro.

Este é um medicamento sujeito a prescrição médica, por isso deve consultar o seu médico antes para que ele possa passar-lhe a receita e aconselhá-lo sobre a melhor forma de usar.

Este é o melhor método de cessação tabágica para pessoas muito dependentes da nicotina, tanto ao nível físico como psicológico. Não se aconselha este medicamento a pessoas propensas a estados depressivos pois pode ter como efeito secundário sintomas de depressão.

Posso fazer uma consulta e comprar Champix online em segurança?

Sim! Hoje em dia já existem estes serviços prestados na Internet. Muitas vezes as pessoas ficam com receio de irem ao seu médico de família. Outras não têm disponibilidade para irem a uma consulta. Por isso as consultas online são uma excelente solução, ainda mais quando se vende também os medicamentos prescritos para o seu caso em particular.

No entanto, e apesar da comodidade, é importante ter atenção à origem do site. Devemos garantir que o site que fornece essas consultas e medicamentos é fiável. Não se submeta a consultas dadas por uma equipa médica não registada e autorizada, nem compre medicamentos em farmácias online que não tenham registo de farmácia.

Desconfie sempre que um site oferece estes serviços muito baratos ou que não prestem atendimento em português.

Onde posso comprar Champix online em Portugal?

Nós sugerimos um site nosso parceiro que oferece consultas especializadas dadas por uma equipa médica credenciada e registada na União Europeia. Eles poderão aconselhá-lo quanto ao fármaco mais adequado para o seu caso em particular.

Poderá também comprar o seu Champix online em Portugal com a maior comodidade, depois da prescrição médica dada na consulta prévia com o médico. Em 24 horas terá o seu Champix original na comodidade do seu lar!