Atualmente, a saúde sexual é um fator muito importante na qualidade de vida das pessoas. A impotência sexual não sendo um problema de saúde que traga riscos à vida, pode trazer consequências negativas à vida pessoal do paciente, influenciando nos relacionamentos e autoestima, podendo até levar o paciente à depressão.
A disfunção erétil ocorre quando o homem é incapaz de ter ou manter ereções em pelo menos 75% das tentativas, ou seja, se ocorrer eventuais vezes não será considerada impotência. Não conseguir ter ereção satisfatória uma ou outra vez é completamente normal e acontece com todos os homens, mesmo com os mais jovens.
A impotência sexual ou disfunção erétil é diferente da falta de libido. Na disfunção erétil, o homem sente desejo sexual mas é incapaz de manter ou iniciar uma ereção satisfatória. Quando existe falta de libido, a ereção não ocorre por ausência de interesse sexual.
A disfunção erétil aumenta com a idade e com a presença de outras doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardíacas, etc. Estudos indicam que entre 30 a 40% dos homens acima dos 40 anos apresentam algum grau de disfunção erétil. Este problema além de prejudicar a saúde sexual e íntima do homem, pode também trazer outros problemas psicológicos como a depressão, diminuindo assim a qualidade de vida do homem.
Principais Causas
Algumas das causas mais comuns que levam a problemas de disfunção erétil são:
- Uso de drogas;
- Obesidade;
- Alcoolismo;
- Uso excessivo de alguns medicamentos como anti-hipertensivos, antidepressivos e anti psicóticos por exemplo;
- Problemas psicológicos como depressão, traumas, medo, insatisfação ou diminuição da líbido;
- Doenças crónicas, como insuficiência renal ou diabetes;
- Fibrose, cistos, tumores ou doenças no pénis;
- Doenças hormonais que provocam a queda da testosterona ou problemas endócrinos;
- Doenças neurológicas como lesões na medula, esclerose múltipla, tumor cerebral, Alzheimer e Parkinson;
- Doenças vasculares como hipertensão arterial e aterosclerose.
O tabagismo é também outra das principais causas da impotência sexual, pois o cigarro reduz o fluxo de sangue no órgão sexual, podendo dificultar a ereção ou impedi-la.
Quais são os sintomas da impotência?
Alguns dos principais sintomas da impotência sexual são:
- Dificuldade em conseguir ou manter uma ereção;
- Ereção menos rígida e mais flácida;
- Redução do tamanho do órgão sexual;
- Mais tempo para atingir a ereção;
- Dificuldade em manter contato íntimo em algumas posições sexuais;
- Maior esforço e concentração para manter a ereção;
- Diminuição dos pelos no corpo;
- Diminuição do número de ereções espontâneas ao acordar;
- Ejaculação mais rápida que o habitual;
- Alterações ou deformação no órgão genital;
- Doença vascular periférica que dificulta a passagem de sangue para os membros inferiores do corpo, como pernas, pés e pénis.
Como fazer o tratamento?
A impotência sexual pode ser tratada de diferentes formas, uma vez que o tratamento depende da causa. Assim, algumas das opções de tratamento que existem são:
- Uso de remédios como Sildenafil (Viagra), Tadalafil (Cialis) ou Vardenafil (Levitra), Apomorfina, Blemelanotida ou Alprostadil que ajudam à ereção.
- Terapia de reposição com hormonas em cápsulas, adesivos ou injeções que aumentam os níveis de testosterona e facilitam a testosterona;
- Uso de aparelhos de vácuo que favorecem a ereção e são aconselhados para homens que não podem fazer o tratamento com remédios;
- Cirurgia para implantação de próteses penianas que são usadas apenas em último recurso apenas quando todos os restantes tratamentos não obtiveram sucesso.
Muitas vezes, além destes tratamentos, o aconselhamento com um psicólogo ou psiquiatra e a terapia de casal são também muito importantes, pois ajudam tratar outros problemas, medos e inseguranças que poderão existir e que estejam possam contribuir para o problema. A psicoterapia também é indicada muitas vezes para ajudar a tratar o stresse, ansiedade e a depressão.
Não perca mais tempo, comece hoje mesmo uma vida mais saudável e satisfatória com os vários tratamentos disponíveis para a disfunção erétil.